Doenças
Pterígio

O que é pterígio?

É uma alteração fibrosa que surge na conjuntiva (geralmente no canto nasal, podendo ser temporal também). Ele pode crescer causando uma alteração estética para o paciente ("carne esponjosa", olho vermelho), irritação, coceira, ardência e alteração da  acuidade visual do paciente.

Quais as causas?

A principal causa é a exposição a luz solar, bastante prevalente no estado da Bahia.

Como diagnosticar?

Geralmente o paciente se queixa de vermelhidão, ardor, queimação, sensibilidade a luz e baixa de visão. O diagnóstico é realizado através do exame oftalmológico de biomicroscopia. Quando o pterígio se apresenta bastante aumentado, pode alterar até o grau de óculos do paciente, alterando o astigmatismo deste.

Tem tratamento?

O uso de colírios pode amenizar os sintomas mas não reduz o tamanho do pterígio. A cirurgia é a única forma de retirar a lesão ("carne esponjosa"). A cirurgia é realizada com o paciente acordado, anestesia tópica (praticamente sem dor). No pós operatório, o paciente vai pra casa no mesmo dia e deve usar os colírios orientados pelo seu médico. Existem algumas técnicas para cirurgias de pterígio, sendo a técnica com transplante de conjuntiva a padrão ouro para estes pacientes.